Páginas

4 de out. de 2015

Dicionário Cacheado 2015 - Por Lissa Balbino - ATUALIZADO


Oláá meninas, tudo bem com voces?

Hoje eu vim trazer uma seleção de palavras e expressões muito usadas no universo cacheado e que nem sempre sabemos o que significa direito, não é mesmo?

Bom, Comecei minha transição capilar em Setembro/2014 e no começo tive muita dificuldade com os termos utilizados pelas cacheadas! Então decidi ajudar a tantas meninas que estão chegando neste mundo maravilhoso agora!!

Está em ordem alfabética para ficar mais fácil de encontrar, ok?
Espero que gostem!!



Então vamos lá:

A

Abacaxi - Técnica utilizada para dormir, onde se prende o cabelo todo para cima, com aparência de um abacaxi mesmo! Ajuda a não desfazer os cachos e ter um bom Day After - ou dia seguinte.

Afro puff - Penteado muito utilizado principalmente em cabelos crespos. Fácil de ser feito, pode ser usado com diversos acessórios. Possui variações (afro puff lateral, afro puff com topete etc...)

Alongamento ou mega Hair - São extensões de cabelo compradas de acordo com o peso e comprimento e é aplicado manualmente de diversas formas. Muitas meninas que passam pela transição optam por este método, pois além de conseguirem esconder as duas texturas, não ficam tão preocupadas com o crescimento dos fios.

B

Bad Hair Day - "Dia ruim dos cabelos" - É basicamente aquele dia em que o cabelo amanhece meio "rebelde". Tem dias em que o cabelo não vai ficar legal mesmo. Nestes maus dias, podemos lançar mão de faixas, tiaras, flores e grampos para obter um visual bonito ou apenas desencanar e sair com ele assim mesmo, afinal todos nós temos dias ruins não é mesmo? kkkk...

BC (Big Chop) - "Grande corte" - Momento em que você decide cortar toda parte alisada/relaxada de uma só vez. Geralmente são cortes radicais que deixam com a aparência bem diferente, mas que a maioria das meninas que fazem dizem a mesma coisa: "É libertador!".
o que é bepantol?
Bepantol Derma

Bepantol - Este é um queridinho, não apenas das cacheadas! Inicialmente o bepantol era uma pomada usada para curar e prevenir assaduras em bebês!! Porém a sua fórmula é composta de Dexpantenol, vitamina B5 e óleo de amêndoas, conferindo ao produto o poder cicatrizante e hidratante! Então a Bayer (laboratório do bepantol) decidiu investir em outras versões (BEPANTOL DERMA) específicas para pele, unhas e cabelos! Mas você também pode adquirir o dexpantenol manipulado. Eu já comprei este último, bem mais barato e em maior quantidade neste site: Companhia das essências.

BN - Ou Beleza Natural. Este é um salão de beleza especializado em cabelos cacheados/crespos. Fazem cortes e hidratações, mas o forte deles é o super relaxante que tem por objetivo "soltar" os cachos.

C

CLC - Método de lavagem dos fios onde se usa esta sequencia: condicionador, shampoo, condicionador. Desta forma, diminui os efeitos do shampoo como ressecamento e embaraço! Funciona assim:
1º - passe condicionador na extensão e pontas dos cabelos;
2º - passe o shampoo na raíz ainda com o condicionador nas pontas, lave tudo!;
3º passe condicionador em todo cabelo.

Corte Químico - Quando se tem uma quebra dos fios causado por associação de químicas incompatíveis ou em um curto período de tempo. Pode-se ter este corte em alguns pontos da cabeça ou em toda ela.

Co-wash - significa lavar os fios com condicionador. Esta é uma técnica onde não se usa o shampoo para as lavagens, aumentando assim a hidratação dos fios. Neste caso, não se deve usar outros cremes com petrolatos e silicones, já que o condicionador não tem agentes para limpar estas substâncias.


Cronograma Capilar - É um calendário de tratamento capilares. Nele voce organiza o tipo de cuidado que irá fazer. É composto das fases de Hidratação (H), Nutrição (N) e Reconstrução (R) que são realizados semanalmente de acordo com estado geral dos fios. Então serão feitos 3 tratamentos por semana. Abaixo vou deixar o cronograma oficial e o meu cronograma, adaptado para minhas necessidades.
o que é cronograma capilar?
Cronograma Capilar Oficial / Cronograma adaptado

D

 Day After - Ou dia seguinte. Refere-se ao dia após a lavagem dos fios. Pode ser um "Day after bom" se caso os cachos amanheceram definidos e quase prontos para sair, ou um "Day after ruim", onde os cachos acordaram amassados as vezes necessitando molhar novamente.

Dedoliss - Técnica para aumentar a definição dos cachos onde se enrola mechinhas dos cabelos no dedo e puxa, potencializando os caracóis!

Difusor - É uma peça que se usa acoplada à boca do secador para secagem dos cabelos crespos/cacheados. Esta peça tem uma aparência de um chuveirinho. Ele seca sem desfazer os cachos.

E

Enluvar - Forma de aplicação de hidratações, onde se massageia a mecha no sentido da raíz para as pontas ajudando na absorção do produto aplicado.


F

Fitagem - Este é um método de finalização dos cachos, onde voce aplica creme de pentear, leave-in ou gel e vai passando os dedos separando em pequenas fitas. Cada fita forma um cachinho. Lembra bem quando passamos a tesoura na fita de um presente, sabe? Ela não fica toda enroladinha! É a mesma coisa!

Frizz - É aquele arrepiado que insiste em aparecer, principalmente quando os cabelos são expostos ao vento, frio ou chuva!! Este arrepio indica que as escamas dos fios estão abertas, assim o cabelo perde nutrientes, água e o brilho também. Para acabar com o problema, optar por ações que vão selar estas escamas abertas.

Fronha de cetim - É utilizado uma fronha de cetim para que ao dormir, não aumente o frizz dos cachos, assim o cabelo amanhece bem definido e com brilho. No meu caso envolvo meu travesseiro em um robe de cetim e funciona também!!

G

o que é gel de linhaça?
Sementes de linhaça
Gel de aveia - Gel caseiro feito com água e aveia. Confere ao cabelo maciez e definição.

Gel de linhaça - Este é um gel caseiro, muito fácil de ser feito que confere aos cabelos, fixação, definição e muito brilho. É uma ótima opção pois é feito usando apenas sementes de linhaça (marrom ou dourada) e água. Quer aprender a fazer? É só falar que eu venho ensinar, ok?

Glicerina - Produto super umectante. Obtido a partir de gordura vegetal ou animal (geralmente informa no rótulo do produto). Tem propriedade HIGROSCÓPICA (o que é isso??), que quer dizer: produtos capaz de "roubar" água do ambiente mais concentrado. Deve-se ter cuidado ao utiliza-lo nos cabelos, esta propriedade pode ser prejudicial. (Ex.: se caso o tempo tiver mais seco, a glicerina rouba a água dos fios e joga no ambiente, deixando o cabelo mais seco! Agora se tiver muito úmido, ela rouba água do ambiente e deposita nos fios, deixando-os encharcados e volumosos, entendeu?).


H

Hidratação - Consiste em repor água aos fios.

I
J
K


L

Leave-in - Finalizador que tem por objetivo desembaraçar, e hidratar os fios. Este pode ser deixado no cabelo.Aumentam a definição. Além disso contém formulações leves e com poucos óleos, trazendo leveza e brilho aos cabelos, protege contra sol, mar/piscina, vento...

Low/No poo - Rotina de cuidados onde se não se usa  shampoos para a lavagem dos fios, ou se usados, com restrição a alguns componentes das fórmulas. São permitidos shampoos que não contenham em sua composição Sulfatos , acidos e etc.. (ex.:Ammonium Laureth Sulfate (ALES) - Lauril Éter Sulfato de Amônio). Veja a Lista completa aqui. 
Deve-se também utilizar cremes específicos que não contenham petrolatos e silicones.
Os componentes proibidos dos cremes (mascaras, condicionadores e cremes de pentear), só saem dos fios pelos ingredientes proibidos dos shampoos, entendeu? kkkk Na verdade voce só pode tirar os sulfatos se tirar os petrolatos e silicones da sua rotina de cuidados, caso contrário o resultado não será o desejado, deixando os fios sem brilho, quebradiços e impregnados de óleos.
Veja aqui a lista de produtos liberados para a técnica.

LOC -  Método de finalização. Líquido - óleo - creme. Aplica-se nesta ordem. (ex.: água - óleo de coco - creme de pentear). Este método faz com que os fios fiquem hidratados por mais tempo.

LN - Ou liga neutra - Produto para fins alimentícios, mas que é utilizado para fazer géis e finalizadores caseiros para os cabelos. Tem a finalidade de encorpar e estabilizar a mistura. Veja aqui informações para compra.

M

Minoxidil - Medicamento de uso tópico (tônico) indicado para alopécia (calvice). Este produto também é utilizado para auxiliar no crescimento capilar e  diminuir a queda do cabelo. É comprado em farmácias, mas também pode ser manipulado (álcool a 5%) por um valor bem mais barato.

o que é monovin A?
Fonte
Monovin A - Medicamento de uso veterinários, utilizado para pelos de cavalos. É usado para fazer o shampoo bomba, que ajuda no crescimento acelerado dos fios. Existem opiniões controversas  sobre o uso e os resultados deste produto.

Monovit Pro A - Kit composto de shampoo, condicionador e tônico capilar à base de ginkco biloba, alecrim, aloe vera e queratina. Promete crescimento sadio e viçoso. Monovit também oferece doses de vitamina A e outros ativos próprios para uso humano. Trás mais segurança né? E pode ser utilizado todos os dias.

o que é monovit pro A?
Monovit Pro A - Próprio para uso humano



N

Nutrição - Consistem em repor óleos (alimento) aos fios. 

O

OV - Óleos Vegetais - Extraídos principalmente das sementes e frutas. Conferem emoliência aos cabelos e pele.

OE - Óleos essenciais - São óleos extraídos também das folhas, caule, raízes e flores. Trazem consigo a alma das plantas. Tem efeito terapêutico. Utilizado em aromaterapia.

Veja mais detalhes sobre os óleos vegetais e essenciais aqui.

P

Pantogar - Medicamento utilizado para repor vitaminas e minerais que melhoram o crescimento e fortalecimento dos cabelos e unhas. Este tem um valor mais alto, mas também pode ser manipulado.

Plopping - Técnica para aumentar a definição dos cachos durante a secagem dos mesmos. É utilizada logo assim que acaba a finalização onde o cabelo ainda está muito molhado. Veja este vídeo ensinando!
o que é plopping?
Plopping (Fonte)
Porosidade - Diz sobre a quantidade de poros em uma superfície. Nos cabelos, acontecem quando as escamas estão abertas, assim os fios perdem água e aminoácidos que formam sua estrutura, deixando-o poroso.

Potencializar - Deixar um tratamento ou produto mais potente. (ex.: uma hidratação de banana pode ser potencializada acrescentando bepantol à mistura)

Q


Química de transformação - São produtos que tem o poder de transformar quimicamente a estrutura dos fios. (Ex.: alisamento, relaxamento, progressivas). Lembrando que shampoos, cremes e tinturas também são produtos químicos mas não alteram a estrutura dos fios, portanto não são de transformação.

R

Reconstrução - Uma das fases do cronograma capilar, que consiste em repor a massa capilar (aminoácidos/queratina) perdida. 
o que é relaxante natural?
Relaxante Natural da Capicilin (Fonte)

Relaxante Natural - Produto da marca Capicilin usado para finalizar os cabelos. Promete redução do volume e abertura dos cachos.É um produto ótimo, mas difícil de encontrar e quando acha, sempre caro! Tem uma blogueira Fernanda Crilourah que desenvolveu um relaxante natural caseiro que funciona muito bem. Veja aqui como ela faz.



o que é scab hair? S

Scab Hair- É o primeiro cabelo que nasce após a última química de transformação. Tem um aspecto áspero, seco, sem brilho e sem definição. Saiba mais sobre ele aqui.


Shampoo Bomba -  São shampoos potencializados com outros produtos, ajudando no fortalecimento e crescimento acelerado dos fios. O mais famoso é o shampoo com MONOVIN A. Mas pode-se colocar também: café, cafeína pura, guaraná, vitaminas etc... (lógico que separados, viu?? não vá inventar de colocar tudo em um vidro só, que o cabelo não aguenta).

T

Texturização - Refere-se ao ato de dar textura aos fios. Muito usado durante a transição capilar onde se tem a raíz cacheada e as pontas lisas.  Desta forma podem disfarçar as pontas alisadas. Existem vários tipos de texturizações, mas as mais conhecidas e mais utilizadas são: coquinhos ou Bantu Knou, twists, tranças e bigodinhos (que funcionou melhor para mim).



quais são os tipos de cabelos?Tipos de cabelos - O formato dos fios são divididos em classes, e são elas:
Tipo 1  que são os cabelos LISOS;
Tipo 2 (a/b/c) que são os ONDULADOS;
Tipo 3 (a/b/c) são os CACHEADOS;
Tipo 4 (a/b/c)são os CRESPOS.





U


Umectação - Hidratação feita apenas com óleos vegetais 100% naturais.Pode ser feito durante o dia ou à noite (umectação noturna). Consistem em aplicar apenas óleo em todo cabelo, sem dó hein? kkk e deixar o máximo de tempo possível, sendo que o mínimo ideal são 2 horas. Após este tempo, lavar e condicionar como de costume.

V
X
Y
Z

E aí meninas? Gostaram?

Deixem aqui nos comentários se foi útil para voce.

Na verdade estas são as palavras que eu conheço e aprendi durante minha transição!

Se houver alguma palavra que não esteja acima, deixem aqui nos comentários, que eu atualizo! Se eu não souber, vou pesquisar e trago para voces!!
E se voce quiser alguma delas mais detalhado é só falar que faço um post respondendo!

Bezitooss



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo ao meu blog!! Obrigada pela visita!!


Gostou do post? Então deixe sua opinião!!

Responderei assim que possível!

*Os comentários estão sujeitos à aprovação*




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Esposa Cacheada . Todos os direitos reservados. Personalizado por: Lissa Balbino.
Tecnologia do Blogger.