Páginas

1 de out. de 2015

Campanha outubro rosa 2015 - Tenha peito, tenha atitude!



E foi dada a largada para o Outubro Rosa 2015!


E o que é isso?

Este é um movimento mundial que tem como objetivo a conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do Câncer de mama.
Este nome (Outubro Rosa) foi criado em 1997 nas cidades Yuba e Lodi nos Estados Unidos e faz referência à cor do laço que simboliza a ação, lançado em 1990 pela Fundação Susan G. Komen For The Cure e distribuídos para os participantes da Corrida da Cura em Nova York do mesmo ano.
Posteriormente se espalhou pelo mundo com uma repercussão muito linda, incentivadora e feminina onde monumentos históricos das cidades são iluminados de rosa, lembrando as mulheres de cuidarem de si mesmas.

Obelisco do Ibirapuera
“A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa "num período efêmero" como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa europeia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao movimento.”  (Fonte)

A campanha teve início em 1997, mas no Brasil esta onda criou forças a partir de 2009, se espalhando por todo o país com mamografias em massa, palestras e consultas preventivas orientando ao diagnóstico precoce da doença.

Dados Alarmantes


O câncer de mama é o câncer mais comum entre as mulheres abaixo do câncer de pele não melanoma e de acordo com o Instituto do Câncer (Inca) o índice de mortalidade ainda é bem alto, provavelmente pelo diagnóstico tardio da doença. Na população mundial, 61% das mulheres sobrevivem após 5 anos de diagnóstico. Lembrando que a maioria delas evitam a mamografia por medo da dor, incomodo e do resultado que pode vir a receber.
Ruffo de Freitas Junior, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia afirma que a mamografia é o único exame que pode reduzir a mortalidade por câncer de mama.
Texto na integra aqui.

Hoje mesmo assisti a uma reportagem dizendo que em São Paulo, uma média de 600 mulheres marcam suas mamografias e não comparecem e nem avisam (o que poderia beneficiar outras pessoas, não é mesmo?). E 4% das que realizam o exame, não voltam para buscar o resultado.

Mas quando devo fazer estes exames?


De acordo com o site o Inca, é recomendado que mulheres entre 50 e 69 anos realize a mamografia a cada dois anos e exame clínico das mamas anualmente.
Para as mulheres de 40 a 49 anos, recomenda-se o exame clínico(EC) anual e a mamografia diagnóstica em caso de resultado alterado do EC.
Além desses grupos, há também a recomendação para o rastreamento de mulheres com risco elevado de câncer de mama, cuja rotina deve se iniciar aos 35 anos, com exame clínico das mamas e mamografia anuais. E estes riscos elevados são:
-História familiar de câncer de mama em parente de primeiro grau antes dos 50 anos ou de câncer bilateral (nas duas mamas) ou de ovário em qualquer idade;
-História familiar de câncer de mama masculino;
-Diagnóstico histopatológico de lesão mamária proliferativa com atipia ou neoplasia lobular in situ.
Recomenda-se que as mulheres com risco elevado de câncer de mama tenham acompanhamento clínico individualizado. 
Leia mais direto no site, clique aqui

Autor


Então é isso mulherada!!
Bora se prevenir? Afinal, prevenir é melhor do que remediar!!

E você sabia que o câncer de mama afeta cerca de 1% da população masculina? Isso mesmo, os homens também devem ficar atentos!! Entre no site Oncoguia e saiba mais!!


E aí já agendaram a prevenção deste ano? Já viveu na pele algum caso de câncer de mama? Deixe aqui nos comentários o que você pensa a respeito!

Bezitos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo ao meu blog!! Obrigada pela visita!!


Gostou do post? Então deixe sua opinião!!

Responderei assim que possível!

*Os comentários estão sujeitos à aprovação*




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Esposa Cacheada . Todos os direitos reservados. Personalizado por: Lissa Balbino.
Tecnologia do Blogger.